quarta-feira, 6 de maio de 2015

O PORQUE DOS PROJETOS...

Existe um conceito budista chamado Esho funi que elucida a íntima relação entre a vida e o meio ambiente. Este conceito tem uma importância fundamental para entendermos as relações que estabelecemos ao longo da vida nos vários locais em que vivemos: família, trabalho, vizinhança, organização, enfim, na sociedade como um todo.
Significa que a pessoa e seu ambiente formam uma vida única e completa, sendo que nenhuma pode existir separada da outra. É importante conscientizarmo-nos de que a mudança das condições que nos rodeiam passa obrigatoriamente pela nossa própria transformação, querer transformar o ambiente sem a mudança de si próprio é tão absurdo quanto à tentativa de endireitar uma sombra sem mexer o corpo.
Enfim, as relações que estabelecemos com as pessoas, o local onde nos encontramos e vivemos, ou seja, tudo que se manifesta no nosso dia-a-dia está relacionado com o nosso estado de vida. Portanto, se hoje desfrutamos de um lar harmonioso e um bom ambiente de trabalho, ou se vivemos relações conflitantes, num ambiente permeado pelo ódio, trapaças e inveja, somos responsáveis por isso.
Jornal Brasil Seikyo, edição nº 1624, 20/10/2001, e edição nº 1627 página A6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário